Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

A verdadeira história de ‘Peter ‘Chicoteado’, cuja foto mudou percepção sobre escravidão nos EUA

0


  • Chelsea Bailey
  • BBC News, Washington

Gordon, também conhecido como "Whipped Peter", um ex-escravizado, mostra suas costas com cicatrizes em um exame médico, Baton Rouge, Louisiana, 2 de abril de 1863.

Crédito, Smith Collection/Gado/Getty Images

Legenda da foto,

Emancipation — Uma História de Liberdade é baseado na história de “Peter Chicoteado”

A fotografia de um homem escravizado que sobreviveu a uma surra que deixou seu corpo mutilado e com cicatrizes ajudou a revelar a brutalidade da escravidão americana. O ator Will Smith estrela Emancipation — Uma História de Liberdade, que chegou aos cinemas e ao streaming, um filme que conta a história de “Peter Chicoteado” e sua jornada de escravo a soldado.

Embora sua pele tenha sido esfolada dezenas de vezes pelas agressões e depois dolorosamente cicatrizada, Gordon, um escravo fugitivo, posou de forma desafiadora para um retrato em 1863.

No auge da Guerra Civil dos Estados Unidos — quando os fatos sobre os horrores da escravidão eram frequentemente denunciados como propaganda falsa – a horrível fotografia revelou a verdade inegável.

Os abolicionistas apelidaram o homem da foto de “Whipped Peter” (“Peter Chicoteado”, em português) e, embora os historiadores tenham debatido seu nome verdadeiro, há poucas dúvidas sobre o impacto que sua imagem teve na psique americana.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.