As razões pelas quais empresas têm forçado retorno ao trabalho presencial

Menina negra levantando a mão esquerda em sala de aula

Crédito, Getty Images

Pessoas criticam inclusive a exigência por frequência presencial na escola

• Author, Rebecca M Knight
  • Role, BBC Worklife

Empresas oferecem diversos benefícios – comida de graça, concertos e ioga – para atrair os funcionários de volta ao escritório, com graus variados de sucesso. Agora, algumas estão adotando uma abordagem mais drástica: vincular a presença dos funcionários no escritório às avaliações de desempenho.

O Google e o JPMorgan disseram aos funcionários que a presença no escritório será levada em consideração nas avaliações de desempenho.

O escritório de advocacia americano Davis Polk informou aos funcionários que menos dias no escritório resultariam em bônus mais baixos.

Meta e Amazon disseram aos funcionários que agora estão monitorando a passagem de crachás, com possíveis consequências para os trabalhadores que não cumprem as políticas de frequência – incluindo a perda do emprego.