Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Bloqueio do X: Moraes recua da retirada de VPNs do Brasil, mas mantém multa de R$ 50 mil por acesso à rede de Elon Musk

0


Alexandre de Moraes à esquerda e Elon Musk à direita com a mão na boca e olhando para cima

Crédito, Reuters

Legenda da foto, O ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o dono do X, Elon Musk, têm travado uma batalha em torno do funcionamento da rede social no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (30/08) a suspensão imediata do funcionamento da rede X (antigo Twitter) no Brasil. Mas a decisão não afetou apenas usuários da rede social controlada pelo bilionário sul-africano Elon Musk.

A decisão também impôs uma série de medidas contra usuários de um mecanismo de proteção ou burla de barreiras na internet chamado VPN. Entre elas está a aplicação de multas a quem usar VPN para acessar o X no Brasil.

Moraes também havia determinado que Google e Apple retirassem de suas lojas de aplicativos aqueles que oferecem esse serviço, mas após uma série de críticas em redes sociais, o ministro recuou deste ponto de sua decisão.

A decisão pela suspensão do X no Brasil veio após o esgotamento do prazo de 24 horas dado pela Corte na quarta-feira (28/8) para que a empresa comandada pelo bilionário sul-africano Elon Musk indicasse um novo representante legal da companhia no Brasil.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.