Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Bolsonaristas detidos deveriam ter ficado com celular? O que dizem especialistas

0


  • Felipe Souza – @felipe_dess
  • Da BBC News Brasil em São Paulo

Mulher agita bandeira do Brasil após ser detida em Brasília

Crédito, Reuters

Ao menos 1.500 pessoas foram detidas após as invasões e destruição de prédios dos Três Poderes no domingo (8/1), em Brasília. Os suspeitos de cometerem atos de vandalismo continuaram com seus celulares enquanto aguardavam passar por uma triagem, antes de serem liberados ou encaminhados para presídio.

Isso gerou um questionamento, principalmente nas redes sociais, sobre se essas pessoas deveriam permanecer com seus celulares enquanto aguardavam ser interrogadas na sede nacional da Polícia Federal. Os principais argumentos foram os de que essas pessoas poderiam ocultar provas de possíveis crimes ou até mesmo se comunicar com outras pessoas para planejar novos ataques.

Em vídeos publicados nas redes sociais, principalmente o Telegram, é possível ver as pessoas detidas na sede da PF gravando vídeos, mandando mensagens pelo celular e inclusive convocando protestos para reivindicar melhores condições de alimentação e cuidados.

A BBC News Brasil conversou com especialistas em segurança pública e cibernética para ouvir a avaliação deles sobre o procedimento adotado pela Polícia Federal durante a triagem dos detidos. Entenda, a seguir, os argumentos de quem defende e de quem critica o procedimento.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.