Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Brics no metro quadrado mais caro da África: ‘Dá raiva e machuca’

0


  • Leandro Prazeres
  • Enviado da BBC News Brasil a Joanesburgo

Carro em rua de bairro rico
Legenda da foto,

A cúpula do Brics está sendo realizada em um centro de convenções em Sandton, área rica de Joanesburgo e que fica a seis quilômetros de Alexandra, cidade pobre onde Mandela viveu na juventude

Em 1941, um jovem sul-africano negro e pobre de 23 anos chegou à cidade de Alexandra, vizinha a Joanesburgo, em busca de uma vida nova e um lugar para morar. Pouco tempo depois, ele alugou um pequeno quarto com telhado de zinco sem aquecimento, água encanada e nem eletricidade.

“Embora a prefeitura tenha construído alguns prédios bonitos, (Alexandra) poderia ser justamente descrita como uma favela, um testemunho vivo da negligência das autoridades. As ruas não eram pavimentadas e sujas e repletas de crianças famintas, subnutridas correndo por aí seminuas”, descreveu, décadas mais tarde em um livro.

O jovem se chamava Nelson Mandela.

Oitenta e dois anos depois de o líder antiapartheid e ex-presidente sul-africano morto em 2012 pisar em Alexandra pela primeira vez, a cidade continua sendo uma das áreas mais precárias de Joanesburgo e os telhados de zinco continuam sendo uma das marcas registradas do lugar.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.