Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

‘Cidades foram feitas para homens adultos’, diz pedagogo que defende comitês municipais de crianças

0


Francesco Tonucci falando em área arborizada

Crédito, Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Legenda da foto,

Tonucci é fundador da Rede Mundial de Cidade das Crianças

A qualidade de vida em uma cidade pode ser quantificada por vários índices e taxas. Mas, para o pedagogo italiano Francesco Tonucci, o parâmetro pode ser outro: as crianças.

Se as cidades são amigáveis a elas, fornecendo espaços para que sejam escutadas e para que brinquem, é muito provável que sejam bons lugares para todo tipo de pessoa viver, segundo o pedagogo, criador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, que reune 200 cidades no mundo que buscam debater e adotar iniciativas para integrar as crianças à vida urbana.

“Acho que as cidades nunca serão das crianças, mas a ‘cidade das crianças’ é uma perspectiva, uma utopia. É um caminho a fazer”, explicou Tonucci em entrevista à BBC News Brasil por vídeo, realizada enquanto esteve em Jundiaí (SP) para o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, realizados de 18 a 24 de março.

“As cidades modernas foram feitas para os homens adultos e trabalhadores. E claro que uma sociedade pensada para eles é muito incômoda para aqueles que não são homens, adultos e trabalhadores. Estamos falando de crianças, idosos, pobres, pessoas com deficiência e imigrantes. A cidade foi feita para poucos, e esses poucos defendem seus privilégios.”

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.