Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Como batalha do século 17 acabou ressignificada como fundação do Exército brasileiro

0


Reprodução da tela de Victor Meirelles que retrata a batalha

Crédito, Domínio público

Legenda da foto,

A obra ‘Batalha dos Guararapes’, de autoria do artista plástico Victor Meirelles

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

A história é cheia de invenções. Não de fatos, assim se espera. Mas de significados. Assim, uma importantíssima batalha travada no século 17 acabaria, dois séculos mais tarde, tratada como elemento de formação da nação brasileira. E, ressignificada, há menos de 30 anos passou a ser encarada como a data da fundação do Exército brasileiro.

Estamos falando da Batalha dos Guararapes, confronto militar ocorrido em 18 e 19 de abril de 1648 — com novo episódio em 19 de fevereiro do ano seguinte. O conflito ocorreu no Morro dos Guararapes, atual Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, Pernambuco. Na época, era ali a Capitania de Pernambuco — o Brasil se resumia ao status de colônia de Portugal.

Lutaram as tropas da colônia portuguesa contra o exército holandês — no contexto da União Ibérica, em que Portugal havia ficado sob o domínio espanhol, a Holanda acabou ocupando e assumindo o controle de regiões do nordeste da colônia.

Importância do conflito

A Batalha dos Guararapes, portanto, já ocorria no contexto da Guerra da Restauração, um conjunto de confrontos entre Portugal e Espanha que consolidaria a independência portuguesa. Somados os dois confrontos, lutaram nos Guararapes 4850 homens do lado português frente a mais de 12 mil holandeses.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.