Como novas regras sobre sites de compras internacionais devem impactar seu bolso

Celulares com apps na tela de varejistas digitais

Crédito, Getty Images

Acusadas de ‘contrabando digital’, empresas negam ilegalidade

Com a justificativa de proteger a indústria nacional e aumentar sua arrecadação, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretende adotar algumas medidas que podem encarecer as compras internacionais online.

As mudanças teriam potencial de impactar os preços de sites como Shein, Shopee, AliExpress e Amazon, que operam como marketplaces, plataformas para diferentes produtores (brasileiros ou estrangeiros) venderem seus produtos.

As empresa, porém, refutam as acusações de ilegalidades (veja os posicionamentos completos ao final da reportagem).

Sem citar sites específicos, o governo alega que esse setor tem cometido fraudes para deixar de pagar o imposto de 60% sobre produtos importados.