Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Conflito Israel-Hamas: o impacto que a disputa pode ter na tentativa de aproximação entre Israel e Arábia Saudita

0


Mohammed bin Salman, um homem árabe com roupas típicas de sheiks

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Mohammed bin Salman disse, antes dos ataques, que a normalização das relações diplomáticas com Israel estava próxima

  • Author, Sumaya Nasr
  • Role, Da BBC News Árabe

O ataque lançado pelo Hamas contra Israel aconteceu em um momento em que havia a possibilidade de a Arábia Saudita normalizar as suas relações com Israel.

Forte aliada dos Estados Unidos, a Arábia Saudita sempre enfatizou que seu reconhecimento de Israel depende da implementação da solução de dois Estados (fórmula de paz endossada internacionalmente que prevê um Estado palestino independente ao lado de Israel) e de uma resposta justa ao problema dos refugiados palestinos.

Mas a recente aceleração desse diálogo e o desejo de Riade de estabelecer uma cooperação em matéria de segurança com Washington — e de obter apoio para o seu nascente programa nuclear com fins pacíficos — suscitaram receios entre os palestinos, especialmente o Hamas, de que a sua causa fosse ignorada nos novos acordos e alianças.

Em 2020, Israel normalizou as suas relações com os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein e reforçou os seus laços com Marrocos e o Sudão. Também foram iniciadas as negociações com a Arábia Saudita, sob mediação americana.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.