Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

CPMI do 8 de janeiro: o que acontece com Bolsonaro após pedido de indiciamento?

2


Jair Bolsonaro

Crédito, Getty Images

O relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, apresentado nesta terça-feira (17/10) pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de ter sido autor moral e intelectual dos ataques aos Três Poderes.

No documento que reúne as conclusões da investigação, ela pede o indiciamento (abertura de um inquérito criminal) contra o ex-presidente por quatro possíveis crimes previstos no Código Penal: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Bolsonaro não se pronunciou sobre o relatório de Gama. Ele sempre negou o envolvimento no 8 de janeiro e, sem apresentar provas, chegou a acusar “pessoas de esquerda” de terem programado as invasões.

O relatório da senadora propõe ainda o indiciamento de mais sessenta pessoas, incluindo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e ex-ministros do governo Bolsonaro, como Anderson Torres (Justiça) e os generais Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), general Walter Braga Netto (Casa Civil) e general Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República). Todos também tem negado responsabilidades pelos ataques.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.