Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Crise dos yanomamis tem de estar ‘na agenda internacional’, diz ministra da saúde em visita aos EUA

0


  • Mariana Sanches – @mariana_sanches
  • Da BBC News Brasil em Washington

Nísia Trindade falando no microfone

Crédito, Fernando Frazão/Agência Brasil

Legenda da foto,

Nísia Trindade descartou que Brasil precise de recursos de outros países para resolver o problema, mas defendeu um ‘tratado amazônico para saúde indígena’

Em visita à capital dos Estados Unidos, Washington D.C., nesta terça (31/1), a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, disse que a crise humanitária que atinge a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, precisa estar “na agenda internacional”.

Segundo ela, o que acontece ali serve como alerta ao mundo dos problemas associados ao garimpo ilegal na Amazônia.

“É muito importante que o tema esteja também na agenda internacional, até porque essa questão do garimpo ilegal, nós estamos vivendo uma situação muito crítica (com os yanomamis), mas pode ocorrer em outros territórios, pode ocorrer em outros países da região amazônica. Então, é muito importante que haja uma compreensão internacional, uma comunicação clara e é que a solidariedade sempre bem vinda”, afirmou a ministra.

Há dez dias, ela acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma viagem à região para verificar a situação dos indígenas – especialmente crianças e idosos – que sofrem com casos graves de desnutrição, malária e outras doenças atribuídos à intensa degradação ambiental causada por ação garimpeira na região nos últimos anos.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.