Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Dia dos Professores: ‘Mulheres não devem ensinar matemática’, dizia decreto imperial que inspirou a data

0


Professor em quadro branco

Crédito, Secretaria de Educação/Gov.SP/Divulgação

Legenda da foto, No século 19, havia uma mentalidade, corroborada pelo próprio imperador, de que a matemática era um conhecimento restrito aos homens

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Milão para a BBC News Brasil

No Brasil, 15 de outubro é Dia do Professor. A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país.

“O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil”, afirma a historiadora Katia Abud, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mas as comemorações só tiveram início no século 20.

Ficava na rua Augusta, 1520, em São Paulo, o Ginásio Caetano de Campos – apelidado de Caetaninho, já que desde 1894 existia a Escola Caetano de Campos, na época ainda no endereço da Praça da República. Ali, um grupo de professores teve a ideia de interromper o ano letivo com um dia de folga. E uma pequena comemoração, em que houvesse o reconhecimento pelo trabalho realizado.

Sugeriram o 15 de outubro, oportunamente equidistante dos períodos de férias escolares e significativamente importante para a educação no Brasil, por causa do decreto imperial de 1827.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.