Um helicóptero que fazia parte do comboio que transportava o presidente do Irã se envolveu em um acidente, segundo informações divulgadas pela mídia estatal do país.
As reportagens da mídia iraniana dizem que o presidente Ebrahim Raisi estava a bordo de um helicóptero que precisou fazer um pouso forçado neste domingo (19/5).
O Ministro do Interior do Irã informou que as equipes de resgate ainda tentam chegar ao local do acidente devido às difíceis condições climáticas.
O estado das pessoas que estavam a bordo do helicóptero permanece desconhecida por enquanto, com relatos de que nenhum contato foi feito ainda.
O líder supremo do Irã, o aiatolá Khamenei, disse que os iranianos “devem rezar” pela saúde de Raisi.
Segundo a imprensa local, Raisi dirigia-se para a cidade de Tabriz, no noroeste do Irã, depois de regressar de um evento realizado na fronteira com o Azerbaijão, onde foram inauguradas as barragens de Qiz Qalasi e Khodaafarin.
Uma forte neblina dificulta as buscas no lugar onde se acredita que o helicóptero possa ter pousado, segundo um repórter da agência de notícias Fars.
Ele informou que a visibilidade na área montanhosa e arborizada está prejudicada.
A área fica a cerca de 50 km ao norte de Tabriz.
Ahmad Alirezabeigi, deputado iraniano pela cidade de Tabriz, disse aos repórteres em Teerã que as equipes de resgate ainda não encontraram a localização do helicóptero que transportava o presidente.
O parlamentar disse que o helicóptero também transportava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian.
Ele acrescentou que os outros dois helicópteros do comboio pousaram com segurança.
Algumas imagens veiculadas na televisão estatal mostram fiéis orando pela saúde do presidente na cidade sagrada de Mashhad.
Quem é Ebrahim Raisi?
Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente em 2021. Ele é visto como um clérigo de linha dura e considerado um dia como um potencial sucessor de Khamenei, o líder supremo do país desde 1989.
Em 2019, Khamenei nomeou-o para o poderoso cargo de chefe do poder judiciário.
Raisi também foi eleito vice-presidente da Assembleia de Peritos, o órgão clerical de 88 membros responsável pela eleição do próximo Líder Supremo.
Quem é Hossein Amir-Abdollahian?
O principal diplomata do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, também estava no helicóptero que se envolveu no acidente.
Nos últimos meses, à medida que a diplomacia se intensificava em torno da guerra Israel-Hamas, Amir-Abdollahian tem sido a voz ao telefone, o rosto na reunião, em contato constante com os aliados do Irã, mas também com os ministros de várias partes do mundo.
Ele ocupa um posto-chave num sistema onde o poder final reside no líder supremo e onde o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) detém o domínio sobre a política externa.
Durante as décadas em altos cargos no Ministério de Negócios Estrangeiros do Irã, Amir-Abdollahian sempre foi conhecido por ter desenvolvido laços estreitos com o IRGC, incluindo com o antigo comandante do grupo, Qasem Soleimani.
Desde que Ebrahim Raisi assumiu a presidência em 2021, Amir-Abdollahian tem sido um viajante frequente, ao visitar capitais de todo o mundo nos esforços para resistir aos movimentos que tentam isolar o Irã.
Ele também busca encontrar formas de aliviar o impacto das sanções internacionais sobre o país.
Esta notícia está sendo atualizada e mais detalhes serão publicados conforme eles forem divulgados.