Fim do Orçamento Secreto? Com placar de 5 a 4, julgamento no STF é adiado

Fachada do Supremo

Crédito, Dorivan Marinho/SCO/STF

Supremo está julgando ações que questionam a gestão de bilhões do orçamento federal de forma pouco transparente por parlamentares

Esta reportagem foi publicada originalmente em 7 de dezembro de 2022 e atualizada em 15 de dezembro de 2022.

Com placar apertado e ainda indefinido, o julgamento do chamado Orçamento Secreto no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso e será retomado na próxima segunda-feira (19/12).

A Corte avalia se a gestão de dezenas de bilhões de reais do Orçamento federal de forma pouco transparente por parlamentares fere princípios constitucionais.

Até o momento, cinco ministros votaram pela proibição completa do atual uso desses recursos, formalmente chamados de emendas do relator-geral, em referência ao parlamentar que relata a proposta de lei orçamentária.