Invasão de bolsonaristas: ex-PGR diz que ‘omissão’ justifica intervenção federal no DF

• Nathalia Passarinho – @npassarinho
  • Da BBC News Brasil em Londres

bolsonaristas invadindo planalto

Bolsonaristas invadem Palácio do Planalto

O ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel disse neste domingo (8) à BBC News Brasil que houve “omissão escandalosa” do governo do Distrito Federal na invasão de bolsonaristas ao Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

Para Gurgel, essa “omissão” sugere que existe uma “conivência” com os invasores, o que justifica a intervenção federal na segurança pública do DF, decretada no fim da tarde deste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Diante da escandalosa omissão das autoridades do Distrito Federal, sugerindo possível conivência, temos presente, a meu ver, claríssima hipótese de intervenção federal no Distrito Federal”, disse Gurgel, que foi procurador-geral da República por dois mandatos, entre 2009 e 2013.

Com a decretação da intervenção federal, o comando da segurança pública no DF passa temporariamente a um interventor subordinado à Presidência da República.