Chegamos no 2º semestre do ano e nós da Conexão Palestra trabalhamos fortemente na busca de excelentes profissionais que tenha profundo conhecimento na área que atuam e que possam compartilhar os seus conhecimentos e ajudar ao máximo de pessoas a transformar sua vida. Seja com motivação, qualidade de vida, saúde mental, prevenção, conscientização estratégica de apoio.
Vamos juntos entender e levar as corporações a importância das principais campanhas dos meses das cores e qual a importante de levar para a sua empresa, além de conscientizá-los e prevenir não somente aos colaboradores, mas que eles também possam ter o conhecimento e a informação e compartilhar com as pessoas que amam. E ainda demostrar o quanto você o importa com cada um que faz parte do dia a dia em sua empresa.
E foi pensando nisso que criamos o calendário para que você possa fazer o seu planejamento para as ações com suas equipes.
Confira dicas elaboradas pela Conexão Palestra, mês a mês, para o planejamento do RH em 2024:
Janeiro
O ano começa com a campanha “Janeiro Branco”, sobre saúde mental. Gere informações através de materiais compartilháveis como newsletters e lives com especialistas. Palestras e/ou rodas de conversa, com profissionais na área da saúde do trabalho, é uma das opções mais procuradas, ou psicólogos e terapeutas convidados podem trazer insights para refletir sobre os tabus relacionados aos transtornos mentais, assim como inseguranças e questões derivadas. A gestão pode criar um canal de comunicação aberto com o time, para que a ação esteja de acordo com o que é mais adequado para a equipe.
Outras ações incluem: incentivo à pausas durante o expediente e realizar o teste de saúde mental para mapear questões específicas. Algumas atividades também podem ser realizadas de forma remota, como uma sessão de Meditação Mindfulness. Janeiro também tem datas interessantes, como o Dia da Gratidão (6) e o Dia da Saudade (30).
Fevereiro
O mês do Carnaval é um excelente período para estimular a alegria e criar dinâmicas entre os colaboradores, como criar um evento à fantasia, por exemplo. Outro evento importante é o “fevereiro laranja campanha para dar destaque à importância do diagnóstico precoce, a Leucemia, um dos tipos mais graves de câncer que afeta os glóbulos brancos. E o “fevereiro roxo “campanha para dar destaque à importância de três doenças: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheime
Aproveite o mês para enviar materiais sobre o assunto e criar ações como palestra e roda de conversa sobre prevenção e cuidado.
Março
O mês é dedicado às mulheres e o RH pode criar campanhas e ações especiais sobre a data. A data ocorre no dia 8 de março, mas a gestão pode promover uma homenagem às mulheres da empresa durante todo o mês. Seja com profissionais trazendo alguns temas específicos, como inclusão, resiliência, valorização das mulheres nas corporações, empoderamento feminino, motivação para agregar no crescimento e o fortalecimento da mulher e muito mais.
Outra possibilidade é falar sobre temas em torno dos desafios, saúde da mulher menopausa e a velhice.
O mês de março é também é marcado pelas campanhas de conscientização ao Câncer de Colo de Útero, o Março Lilás, e à Endometriose, que faz parte do Março Amarelo, e não podemos deixar de falar sobre Março Azul Marinho, que tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal.
Outras datas importantes em março que podem render dinâmicas são o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março); Dia do Consumidor (15); e o Dia Mundial da Água (22).
Abril
A campanha “Abril Verde”, para segurança no ambiente de trabalho, é uma época em que muitas empresas escolhem fazer a Semana SIPAT, de saúde e segurança. Invista no tema e estimule a equipe a preocupar-se com a ergonomia no home office, utilizar roupas confortáveis e orientações para prevenir acidentes. Você pode realizar Palestras, práticas de descompressão e oferecer terapias online.
Temos também o Abril Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva
Outra ideia é no dia 06 de Abril, Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, onde você pode fazer dinâmicas de incentivo ao bem-estar e às atividades físicas.
Abril também é o mês da Páscoa (dia 9), de renascimento. Presenteie sua equipe com chocolates nesse dia especial; envie mensagens positivas por e-mail e faça um momento de descompressão em conjunto para conversar.
Maio
O mês das mães é especial e necessário para que a empresa possa mostrar reconhecimento por todas as mães na empresa, com ações durante todo o mês e na data oficial, no dia 14. Algumas ideias podem incluir o envio de mensagens e cartas online; vídeos dos filhos e familiares; vale-benefício para sessões terapêuticas de cuidado mental.
Há também o Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, quando a gestão pode aproveitar para realizar uma homenagem a todos os colaboradores, como demonstrar o rendimento e metas alcançadas, distribuição de prêmios, brindes, lanches ou lembranças.
Outras datas comemorativas são o Dia da Família (15 de maio) e o Dia do Abraço (22).
Junho
O Dia dos Namorados (12) pode ser uma oportunidade de criar atividades que estimulem a conexão entre os colegas. Seja criativo!
Entre 5 e 9 é a Semana do Meio Ambiente, aproveite para promover conhecimento sobre práticas ESG nas empresas. Elas potencializam a imagem corporativa, fomentam relações positivas com stakeholders e geram qualidade de vida no trabalho. São exemplos: premiações para colaboradores com atitudes sustentáveis; estímulo ao plantio de árvores; conscientização do consumo de recursos naturais; políticas de convívio e assistência social; programas educacionais e cursos; e promoção de palestras sobre saúde física e mental. Além disso, há o São João, ótimo momento para fazer uma festa presencial ou online.
Outras datas são o “Junho vermelho”, dedicado à doação de sangue; Dia do orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), para inclusão e diversidade; e Dia do RH (3).
Julho
Este mês possui algumas datas que remetem ao afeto, por isso pode ser um mês propício para organizar um happy hour ou rodas de conversa com a equipe, como no Dia do amigo (20 de julho) ou no Dia dos avós (26).
Agosto
Mês em que acontece a campanha do “Agosto Dourado”, de estímulo à amamentação — serve para divulgar materiais de conscientização sobre o tema. Na onda das cores, também será relembrado o “Agosto Lilás”, direcionado ao combate à violência contra a mulher.
Outras datas lembradas são o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto); Dia Nacional das Artes (12); e Dia dos Pais (13). Algumas sugestões de mimos podem ser: envio de mensagens ou vídeos dos filhos, publicações em redes sociais, entre outros.
Setembro
Mês dedicado ao Setembro Amarelo: 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio, um momento que serve para conscientizar sobre o tema e apoiar quem precisa. Incentivar práticas de saúde mental na equipe pode ser a porta de entrada para as pessoas experimentarem novas formas de cuidar da saúde mental.
Algumas ações podem ser realizadas em grupo, como sessões de Meditação Mindfulness, palestras de conscientização e dinâmicas em videochamada. A palestra pode acontecer ao vivo com profissionais da área de saúde, mostrando como cuidar da saúde mental, dando dicas para lidar com a depressão e ansiedade e saber como lidar com alguém que está pensando em suicídio.
Um debate pode ser interessante, através de conteúdos educativos e também aproveitar a data para oferecer um novo benefício de saúde mental recorrente.
E não podemos esquecer o Setembro Vermelho é uma ação que objetiva, justamente, divulgar a importância de prevenir e tratar essas doenças, assim como de cuidar do coração.
Outras datas relevantes são: Dia do irmão (5 de setembro); Dia do cliente (15); Dia do programador (13); e Dia Internacional da Língua de Sinais (26).
Outubro
Este é o mês da campanha de prevenção do câncer de mama, que, com exceção do câncer de pele, é o que mais acomete mulheres no Brasil. A empresa pode oferecer ações concretas para a campanha Outubro Rosa, como: benefício para as colaboradoras terem acesso a médicos e exames ginecológicos; divulgar formas de prevenção, como o autoexame; engajar a equipe para a causa, levantando doações como fundos, alimentos e cabelos para confeccionar perucas; convidar especialistas para esclarecer dúvidas de prevenção, diagnóstico e tratamento (uso de caixa de perguntas anônimas); etc
Outras datas que podem render ações diferenciadas pelo RH: Dia das crianças (12 de outubro); Dia mundial dos animais (4); Dia do empreendedor (5); e Dia das bruxas (31).
Novembro
A campanha Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata e ajuda a aconselhar e conscientizar homens. O RH pode fazer ações por e-mail e redes sociais, apresentando cartilhas com informações relevantes. Também é possível enviar Press Kit para os funcionários; fazer ações coletivas, como o dia em que todos vestem azul e usam bigodes; e envio de eBooks, wallpapers, peças gráficas compartilháveis e frases.
Opte por não se prender exclusivamente às questões do câncer, pois os homens tendem a evitar frequentar consultórios médicos e fazer exames preventivos. Aborde a saúde do homem por completo nos materiais informativos.
Outras datas de novembro: Dia nacional da cultura e dia do designer (5 de novembro); Dia mundial do empreendedorismo feminino (19); e Dia da consciência negra no Brasil (20).
Dezembro
Seguindo os meses coloridos, dezembro é representado pelas cores vermelho (campanha direcionada para destacar os cuidados e prevenção ao HIV) e laranja (voltada à prevenção do câncer de pele).
O Natal e Reveillon na empresa também podem ser planejados, algumas dicas para essa época do ano incluem a organização de amigo secreto visando a interação com os colegas; realização de desafios ou um quiz valendo premiações; momentos de descontração com jogos, músicas e rodas de conversa; envio de cestas de Natal, vale presentes e a disponibilização de vouchers para consultas de terapias complementares para relaxamento mental dos colaboradores. Tudo para fechar o ano com chave de ouro e recarregar as energias para a chegada de um novo!
Me atrevo a sugerir que é o momento ideal para levar profissionais com palestra para. Preparar e recarregar as energias e motivá-los para iniciar o novo ano com tudo!
Já preparou seu planejamento para este semestre?
Conte com apoio da Conexão Palestra para lhe ajudar na escolha do profissional ideal para essas e outras ações que desejar.
Acreditamos que a parceria entre a sua organização e a Conexão Palestra pode trazer um diferencial significativo ao seu evento, proporcionando aos participantes uma experiência memorável e impactante.
Temos treinamento, workshop, roda de conversa, stand-up, convenção, congresso, mestre de cerimonias. Além de palestras extraordinárias para todas as datas e ocasiões que desejar.
PARA SOLICITAR INFORMAÇÕES OU CONTRATAR, ENTRE EM CONTATO!
A Conexão Palestra é uma agência de curadoria que promove o encontro entre os organizadores de eventos e/ou organizações e os melhores palestrantes, facilitadores, mestres de cerimonias, apresentadores, stand up e demais profissionais do mercado de palestras, educação continuada, treinamento empresarial e eventos corporativos.
Telefone: 11 34 23 4123 WhatsApp: 11 9 41033803 e-mail: atendimento@conexaopalestra.com.br