Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

O cemitério de bebês criado para ajudar mães que perderam filhos antes ou durante o parto

13


Jardim com cemitério ao fundo

Crédito, Lucila Runnacles

Legenda da foto, Os pais podem espalhar gratuitamente as cinzas dos seus filhos no meio de um canteiro de rosas brancas

  • Author, Lucila Runnacles
  • Role, De Madri para a BBC News Brasil

Na parte mais alta do maior cemitério da Europa Ocidental, bancos e pedrinhas brancas acolhem pais que perderam uma gestação e um futuro que não chegou a virar realidade.

O Parque de Mariposas (Parque das Borboletas) fica dentro do Cemitério Municipal Nuestra Señora de la Almudena e uma pequena placa avisa que esse é um lugar diferente: pela lembrança dos bebês que morreram durante a gestação ou pouco depois de nascer.

Esse espaço especial que acabou de ser inaugurado na capital espanhola vai se transformar em um lugar de conforto para muitos pais. Passar pela dor de perder um filho antes do nascimento ou poucos dias depois do parto é muito forte e para algumas famílias não contar com um espaço específico onde enterrar esse corpo pode ser ainda pior.

“É importante reconhecer que essa criança já existia no imaginário da mãe antes mesmo de nascer. Criar esse tipo de espaço físico ajuda a elaborar esse luto perinatal. Um lugar para honrar a memória dessa criança que partiu”, acredita a doula brasileira Erika Menezes.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.