Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

O que é ‘estresse térmico’, a medida pouco conhecida dos riscos do calor extremo

0


Mulher sentada em sofá se abandando com leque

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

As ondas de calor são uma das principais causas de mortalidade induzida pelo clima

Alertas de ondas de calor e temperaturas extremas se tornaram comuns em muitos países, mas raramente esses alertas incluem outros fatores que representam um risco à saúde do ser humano e dificultam sua capacidade de adaptação.

Os alertas dos serviços meteorológicos sobre ondas de calor deveriam se basear não apenas nas temperaturas, mas incluir também índices de estresse térmico que levem em consideração fatores como umidade, vento e exposição ao Sol, segundo um estudo científico publicado recentemente.

Um nível elevado de umidade no ambiente e a ausência de vento podem fazer com que, por exemplo, uma temperatura extrema de 37ºC seja mais prejudicial à saúde do que a mesma temperatura em um ambiente seco ao dificultar o resfriamento do corpo humano.

Este é um dos principais pontos do estudo elaborado por uma equipe internacional de cientistas do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, publicado na revista Npj | Climate and Atmospheric Science, da Nature.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.