Por que o trabalho híbrido não é tão flexível quanto parece

Pessoas fazendo uma reunião em vídeo

Crédito, Getty Images

Apresentado como ágil e dinâmico, o esquema híbrido de trabalho remoto e presencial pode privar os profissionais da autonomia necessária para crescer

• Author, Alex Christian
  • Role, BBC Worklife

À medida que dão andamento aos planos de voltar ao escritório, muitas empresas estão optando por configurações híbridas — uma semana de trabalho dividida entre o escritório e a casa do funcionário, incluindo alguns dias fixos de trabalho presencial, geralmente seguindo o horário padrão de 9h às 17h.

Estes esquemas geralmente são apresentados como sendo fluidos e ágeis — um meio-termo que oferece aos profissionais grande parte do controle e da autonomia que eles esperam após a pandemia de covid-19.

Mas a própria natureza rígida do cronograma de dias e horários para comparecer ao escritório, imposto de cima para baixo pela chefia, pode não fornecer aos funcionários a flexibilidade anunciada.

“Muitas vezes, se trata de dar aos funcionários um cronograma híbrido de onde eles devem fazer seu trabalho, sem nenhuma flexibilidade”, afirma Tim Oldman, fundador e CEO da empresa Leesman, especializada em pesquisas sobre a experiência profissional, com sede em Londres.