Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Por que ‘pausa’ militar em Gaza gerou divisões em Israel

0


Mulheres andam nos escombros de uma loja de roupas destruída em um prédio residencial atingido por bombardeios israelenses, no bairro de Daraj, na cidade de Gaza, em 14 de junho de 2024, em meio ao conflito em curso entre Israel e o Hamas

Crédito, Getty Images

  • Author, Lucy Williamson
  • Role, Correspondente da BBC News no Oriente Médio

Quando é que um cessar-fogo não é um cessar-fogo? Segundo o exército israelense, quando se trata de uma “pausa local e tática da atividade militar para fins humanitários”.

O coordenador de ajuda humanitária de Israel para Gaza divulgou os detalhes da pausa diária programada nos combates, que vai acontecer entre 8h e 19h, no horário local, ao longo de uma rota importante que segue para norte a partir do ponto de passagem de Kerem Shalom — onde os suprimentos aguardam sinal verde para serem entregues.

O anúncio desencadeou quase imediatamente um furioso ataque político por parte de ministros mais radicais que integram o governo — e uma rápida defesa do exército de Israel, que insiste que a medida não indica o fim dos combates no sul de Gaza, ou qualquer alteração na entrada de ajuda humanitária.

O fato de este anúncio ter se revelado tão explosivo realça a situação cada vez mais tensa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que se encontra numa encruzilhada.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.