Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Por que tantos evangélicos defendem Israel?

2


Homem segura bandeira de Israel

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Uso de símbolos como a estrela de David ou a bandeira de Israel em eventos evangélicos no Brasil se tornou comum nos últimos anos, especialmente entre grupos religiosos ligados ao bolsonarismo

Líderes evangélicos do Brasil saíram em defesa de Israel nesta semana, diante do atual conflito com o Hamas em Gaza, na Palestina. O apoio – que não se resume a uma comoção em favor das vítimas, mas defende o Estado israelense e suas políticas – não é inesperado. O uso de símbolos como a estrela de David ou a bandeira de Israel em eventos evangélicos no Brasil se tornou comum nos últimos anos, especialmente entre grupos religiosos ligados ao bolsonarismo.

Mas o apoio a Israel e suas agendas não é restrito somente a evangélicos bolsonaristas ou igrejas neopentecostais, explica a antropóloga Jacqueline Teixeira, professora da UnB. “Você vai encontrar esse apoio também em igrejas do protestantismo histórico, que imigraram dos Estados Unidos”, explica.

O apoio tem um fundo religioso, explicam pesquisadores ouvidos pela BBC News Brasil. Uma das bases teológicas é uma corrente muito difundida que enxerga Israel como uma espécie de “relógio do fim do mundo”.

Além disso, há toda uma identificação dos evangélicos com o Antigo Testamento da Bíblia, que trata basicamente da história sagrada do povo israelita. “Se confunde o povo de Deus histórico, a nação de Israel do velho testamento, com o Estado moderno de Israel, com a política sionista”, afirma o pastor e teólogo Alexandre Gonçalves.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.