Quem é Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro que teve prisão decretada

Anderson Torres

STF decretou prisão de Anderson Torres

Exonerado, investigado e, em breve, preso. O delegado da Polícia Federal (PF) Anderson Torres (União-DF) tornou-se um dos protagonistas do inquérito sobre atos antidemocráticos no Brasil.

Torres foi ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PL) e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, cargo do qual foi removido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), agora afastado, após as invasões em 8 de janeiro em Brasília.

Sua prisão preventiva foi decretada na terça-feira (10/1) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da PF, por supostas omissões intencionais que teriam contribuído para os atos de vandalismo na capital.

Torres era responsável pelo esquema de segurança do Distrito Federal (DF) quando ocorreram as invasões. Ele não estava no país no dia – havia viajado de férias para a Flórida, nos Estados Unidos, onde também está Bolsonaro -, e o policiamento sob seu comando foi considerado insuficiente para lidar com as manifestações.