Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Reforma tributária: entenda como ficam impostos no Brasil

0


notas de reais

Crédito, Reuters

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (06), em primeiro turno, o projeto de reforma tributária — tido como um dos pilares da política econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o novo arcabouço fiscal.

O texto-base recebeu 382 votos favoráveis e 118 contrários. A sessão foi encerrada pouco antes das 2h da manhã desta sexta-feira (07). Na manhã desta sexta, às 10h, os deputados analisarão outros destaques que podem mudar o texto. Depois, está prevista uma nova votação em segundo turno.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), a matéria depois seguirá para o Senado. Lá, a votação deve ocorrer no segundo semestre do ano, após o recesso parlamentar, segundo afirmou o presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Especialistas costumam falar que o sistema de arrecadação de tributos no Brasil é um dos mais complicados do mundo. Há muitas regras e muitas exceções. Para uma empresa, o simples ato de pagar um imposto no Brasil às vezes requer dezenas de advogados tributaristas. Como resultado, bilhões de reais são desperdiçados na economia brasileira por falta de eficiência.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.