
Crédito, Reuters
Pessoas trabalham nos escombros da cidade histórica de Marrakech, após o terremoto
Mais de 600 pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu o centro de Marrocos, segundo o Ministério do Interior do país
O terremoto — de magnitude 6,8 — fez com que as pessoas corressem para as ruas de Marrakech e de outras cidades próximas.
Muitas das mortes ocorreram em áreas montanhosas de difícil acesso — pelo menos 329 pessoas ficaram feridas, segundo as últimas informações.
O terremoto ocorreu pouco depois das 23 horas, no horário local (19h de Brasília), a uma profundidade relativamente rasa, a cerca de 71 km a sudoeste de Marrakech, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro do terremoto foi nas montanhas do Alto Atlas.
A maioria das vítimas estava em Marrakech e em várias áreas ao sul, segundo o Ministério do Interior.
O tremor também afetou as províncias e os municípios de al-Haouz, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.
O terremoto ainda foi sentido na capital Rabat, a cerca de 350 km de distância, bem como nas cidades de Casablanca e Essaouira.
‘Choque e pânico’
“Sentimos um tremor muito violento e percebi que era um terremoto”, disse Abdelhak El Amrani, um homem de 33 anos de Marrakech , à agência de notícias AFP.
“Pude ver os prédios balançando. Então saí e havia muitas pessoas na rua. As pessoas estavam em estado de choque e pânico. As crianças choravam e os pais estavam perturbados.
“A eletricidade caiu por 10 minutos, assim como a rede (de telefonia), mas depois voltou. Todos decidiram ficar do lado de fora”, disse ele.
Crédito, Al Oula TV/Handout via REUTERS
Terremoto ocorreu na noite de sexta-feira (08/09)
A cidade de Marrakech foi muito afetada
Pelas informações disponíveis até o momento, Marrakech parece ter sido duramente atingida. O coração histórico da cidade é um patrimônio mundial da Unesco.
Vídeos não verificados no X (antigo Twitter) mostram edifícios danificados, outras construções balançando e ruas cobertas de escombros. Pessoas foram vistas correndo alarmadas e algumas andando em meio a nuvens de poeira.
Alguns edifícios da cidade velha de Marrakech ruíram, disse um morador à agência de notícias Reuters. Vários clipes no X mostram edifícios desabando, mas a BBC não identificou onde eles foram gravados precisamente.
Segundo relatos, os moradores dos locais atingidos decidiram ficar fora de suas casas, caso a cidade fosse abalada por fortes tremores secundários nas horas subsequentes ao primeiro terremoto.