Notícias
Informações do que está acontecendo no mundo.

Testes caseiros de HIV estão tendo pouco impacto, diz estudo

1


Teste de HIV

Crédito, iStock via Getty Images

Legenda da foto,

Especialistas indicam que o exame de HIV seja feito regularmente

  • Author, Oluwafemi Atanda Adeagbo, Engelbert Bain e Oluwaseun Abdulganiyu*
  • Role, The Conversation

Os kits de autoteste de HIV foram desenvolvidos para facilitar o acesso das pessoas ao exame. No entanto, nossa equipe de pesquisa descobriu que muitas pessoas que recorrem ao kit de autoteste não recebem o tratamento necessário para o HIV nem iniciam a profilaxia pré-exposição (que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV), ou PrEP, para prevenir futuras infecções.

Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou os kits de autoteste do HIV como forma de as pessoas fazerem o teste confidencial em suas casas ou em outros locais privados.

Cada kit contém instruções detalhadas sobre como fazer o teste e como entender os resultados sem precisar da ajuda de auxílio médico. Porém, as instruções aconselham que os resultados sejam confirmados em uma unidade de saúde para melhorar o acesso a tratamentos, especialmente para aqueles com resultado positivo.

Nossa equipe de pesquisa conduziu uma revisão sistemática de dados publicados sobre o tema para compreender como o autoteste do HIV influencia o acesso a tratamentos (de quem testou positivo) e o comportamento sexual.

Link da BBC News | Brasil

Síntese
Author: Síntese

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.