‘Vou ser aprisionada’: Corte de verba pode levar 12 pessoas a morar no Hospital das Clínicas em SP

Marília recebendo alimentação parenteral na casa dela

Crédito, Arquivo pessoal

Marília diz que internação permanente em hospital acabaria com a vida social dela e diminuiria sua expectativa de vida drasticamente

Marília de Mello Serafim, de 38 anos, ama passar o tempo livre com as filhas. Osmar Luis Maciel de Elias, de 39, é aficionado por carros e, aos fins de semana, viaja para apreciar as montanhas do Vale do Paraíba, como Campos do Jordão, no interior paulista. Já Weverton Fagner, de 25 anos, é fã de futebol e toca violão.

Eles têm algo em comum: até o fim do mês correm o risco de serem internados permanentemente em um quarto do Hospital das Clínicas e perderem a liberdade de fazerem o que gostam em casa, ao lado da família e amigos.

Eles fazem parte de um grupo de 12 pessoas que participam do Programa de Nutrição Parenteral Domiciliar, uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo em parceria com o governo federal que proporciona que eles recebam, por motivos diferentes, uma alimentação aplicada diretamente na veia, em casa.

Essa pesquisa, que ocorre no maior hospital da América Latina, está ameaçada de encerramento por falta de um repasse feito pelo governo federal e já dá sinais de perda de arrecadação.